#BLOG

Você sabe quem tem direito ao BPC-LOAS?

30 DE ABRIL DE 2024
Compartilhar


O Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC-LOAS) constitui uma relevante rede de proteção social para aqueles desprovidos de recursos próprios ou familiares. Mas quem são os beneficiários desse auxílio?

- Para Idosos: Pessoas de 65 anos ou mais sem recursos próprios ou apoio familiar para subsistência.

- Para Pessoas com Deficiência: Indivíduos de qualquer idade com limitações duradouras de ordem física, mental, intelectual ou sensorial, que, somadas a diversas barreiras, impeçam sua plena e efetiva integração na sociedade em igualdade de condições.

Além disso, alguns critérios específicos devem ser atendidos para ter direito ao benefício:

- Requisito de Renda: A renda mensal por pessoa do requerente não pode ultrapassar 1/4 do salário mínimo vigente. É fundamental considerar todos os ganhos de cada membro da família para calcular a renda per capita familiar.

- Cadastro no Cadastro Único: O registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é obrigatório. Este sistema reúne informações sobre famílias em situação de vulnerabilidade social.

- Avaliação Social e Médica: O benefício depende de avaliação social pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e avaliação médica, que confirma a condição de deficiência ou incapacidade do requerente.

É importante notar que o BPC-LOAS não oferece 13º salário e não é transferível. Contudo, proporciona acesso a outras vantagens, como a isenção na tarifa de energia elétrica e inclusão em outros benefícios da assistência social.

 

Essa informação foi útil? Repasse para alguém que também precisa saber!

Clique para iniciar atendimento!
Carol

ONLINE

Digitando...

Carol
Olá, tudo bem?

Me chamo Carol e faço parte do site Localizador de Advogados!
13:01
Visitante
Sim, tenho!
13:01
Carol
Neste caso infelizmente não podemos lhe ajudar.

Orientamos que contate o seu advogado(a) e conversem pessoalmente para conseguir resolver o seu problema – uma vez que o advogado é indispensável à administração da Justiça, como determina a Constituição Federal.

Agradecemos a compreensão.
13:01
Visitante
Não tenho!
13:01
Carol
Certo!
13:01
Carol
Para iniciarmos o seu atendimento, diga-me o seu NOME COMPLETO?
13:01
Carol
Estamos prontos para iniciar o seu atendimento!
13:01
Carol
13:01