#BLOG

Descubra como funciona a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência

23 DE FEVEREIRO DE 2024
Compartilhar


A Aposentadoria da Pessoa com Deficiência é um benefício garantido aos trabalhadores que exerceram atividades laborais enfrentando os desafios da deficiência. A Constituição Federal, em seu § 1º do art. 201, estabelece critérios específicos para essa concessão, e a Lei Complementar nº 142/2013 veio para regulamentar essa questão de forma mais detalhada.

Quem tem direito?

O direito à aposentadoria da pessoa com deficiência é assegurado mediante a comprovação de que o indivíduo exerceu sua atividade laboral enfrentando os desafios de uma deficiência, seja ela leve, moderada ou grave.

Quais são os requisitos?

A Lei Complementar nº 142/2013 estabelece que a aposentadoria pode ser concedida tanto por idade quanto por tempo de contribuição. No caso da aposentadoria por tempo de contribuição, o grau da deficiência determina o tempo mínimo de contribuição necessário:

- Para deficiência grave: 25 anos para homens e 20 anos para mulheres.
- Para deficiência moderada: 29 anos para homens e 24 anos para mulheres.
- Para deficiência leve: 33 anos para homens e 28 anos para mulheres.

Já para a aposentadoria por idade da pessoa com deficiência, são exigidos 60 anos para homens e 55 anos para mulheres, independentemente do grau de deficiência, desde que cumprido um tempo mínimo de contribuição de 15 anos e comprovada a existência da deficiência durante esse período.

Entender os requisitos e critérios para a concessão desse benefício é fundamental para que os trabalhadores com deficiência possam garantir seus direitos previdenciários de forma justa e adequada. Portanto, é fundamental que os trabalhadores estejam cientes desses requisitos para planejar adequadamente o seu futuro financeiro e previdenciário. Por isso, não perca mais tempo e fale com um advogado agora para avaliar o seu caso e buscar os melhores caminhos para que você possa receber esse importante benefício.

 

Fale com um advogado agora!

Clique para iniciar atendimento!
Carol

ONLINE

Digitando...

Carol
Olá, tudo bem?

Me chamo Carol e faço parte do site Localizador de Advogados!
13:01
Visitante
Sim, tenho!
13:01
Carol
Neste caso infelizmente não podemos lhe ajudar.

Orientamos que contate o seu advogado(a) e conversem pessoalmente para conseguir resolver o seu problema – uma vez que o advogado é indispensável à administração da Justiça, como determina a Constituição Federal.

Agradecemos a compreensão.
13:01
Visitante
Não tenho!
13:01
Carol
Certo!
13:01
Carol
Para iniciarmos o seu atendimento, diga-me o seu NOME COMPLETO?
13:01
Carol
Estamos prontos para iniciar o seu atendimento!
13:01
Carol
13:01