#BLOG

Aposentadoria especial: Fachin vota pela inconstitucionalidade da idade mínima - entenda!

28 DE MARÇO DE 2023
Compartilhar


Uma das principais mudanças que a Reforma da Previdência (EC 103/2019) trouxe diz respeito à aposentadoria especial. Desde a inclusão de critérios etários até a modificação da forma de cálculo do valor do benefício, a Reforma desconfigurou o viés protetivo do benefício, dando-lhe tratamento similar às demais aposentadorias.

No entanto, o ministro Edson Fachin apresentou seu voto divergente na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n. 6309, que está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em resumo, o voto contraria totalmente o voto do relator, min. Roberto Barroso, que havia declarado 100% constitucionais as alterações da Reforma na aposentadoria especial.

O ministro Fachin trouxe argumentos críticos à extinção da conversão do tempo especial em comum e à nova forma de cálculo da aposentadoria especial. Segundo ele, se o objetivo correto da Reforma é estender o período laboral, a vedação da conversão do tempo especial em comum desincentiva os trabalhadores expostos a condições mais graves a buscarem uma alternativa mais salubre.

Além disso, o cálculo do benefício da aposentadoria especial, sobretudo se considerada a proibição da conversão do tempo especial em comum, põe em condições iguais quem está em posições jurídicas diferentes. O trabalhador em condições especiais de 20 ou 25 anos de contribuição, apesar de estar em condições prejudiciais à saúde, terá que trabalhar pelo mesmo período que os demais trabalhadores para ter a mesma renda.

Diante disso, o ministro votou pela declaração de inconstitucionalidade do inciso I do art. 19; do §2º do art. 25; e do inciso IV do § 2º do artigo 26, todos da EC 103/2019.

Mas qual é a relevância desse julgamento para você, que tem problemas para receber seu benefício do INSS?

A resposta é simples: essa decisão pode impactar diretamente na forma como seu caso será julgado. Caso a ADI seja julgada procedente, o INSS terá que seguir a forma de cálculo anterior à Reforma, o que pode significar um valor de benefício maior para muitos trabalhadores.

Para isso, você pode contar com o serviço do Localizador de Advogados, uma empresa especializada em conectar clientes com problemas no INSS a advogados capacitados e experientes. Nós podemos ajudá-lo a encontrar um profissional que possa defender seus direitos perante o INSS e lutar pela concessão do seu benefício.

Portanto, fique atento às novidades sobre a ADI n. 6309 e conte com o Localizador de Advogados para encontrar um advogado especializado em Previdência Social. Nós estamos aqui para ajudá-lo a receber o que é seu por direito!
 

Fale com um advogado agora!
Clique para iniciar atendimento!
Carol

ONLINE

Digitando...

Carol
Olá, tudo bem?

Me chamo Carol e faço parte do site Localizador de Advogados!
12:01
Visitante
Sim, tenho!
12:01
Carol
Neste caso infelizmente não podemos lhe ajudar.

Orientamos que contate o seu advogado(a) e conversem pessoalmente para conseguir resolver o seu problema – uma vez que o advogado é indispensável à administração da Justiça, como determina a Constituição Federal.

Agradecemos a compreensão.
12:01
Visitante
Não tenho!
12:01
Carol
Certo!
12:01
Carol
Para iniciarmos o seu atendimento, diga-me o seu NOME COMPLETO?
12:01
Carol
Estamos prontos para iniciar o seu atendimento!
12:01
Carol
12:01